Para se tornarem pro-eficientes nesta área, devem desenvolver algumas competências. São simples. A primeira é, talvez, a mais importante, pois permite literalmente desenvolver todas as outras:
. Pensamento Analítico:
"O pensamento analítico é uma forma de pensamento com objetivo de explicar as coisas através da decomposição em partes mais simples, que são mais facilmente explicadas ou solucionadas, e uma vez entendidas tornam possível o entendimento do todo. O comportamento do todo é assim explicado pelo comportamento das partes."
Este parágrafo tem tudo o que é necessário para ser eficiente em qualquer área. Sabendo decompor os problemas grandes em problemas simples, conseguimos chegar onde quisermos.
. Inglês e Google:
Estes dois pontos estão juntos pois são igualmente importantes. De facto é bom que se perceba inglês, visto que a grande maioria da informação existente na Web está em inglês. Pelo menos o básico dos básicos. O resto utilizamos o Google para nos ajudar.
Saber fazer pesquisas é igualmente importante. Se não sabem alguma coisa, perguntem ao Google. Se alguém no mundo souber, e tiver colocado na net, o Google também sabe.
Por exemplo, alguém sabe quantos filhotes pode ter um canguru de cada vez? A resposta é um, está na primeira página do Google, se souberem procurar!
. Programação:
Esta é talvez a primeira e maior competência técnica que deverão ter para realizar inúmeros projectos com sucesso.
Sabendo qualquer linguagem, é fácil migrar para as outras, por isso aprendam uma.
De qualquer forma, Arduino é programado em C, e o Raspberry Pi em Python, maioritariamente. O Raspberry Pi pode, na prática, compilar qualquer linguagem de programação. Python é apenas uma que já vem definida pois é uma das mais fáceis de aprender.
A programação não é nada de complicado. Parece, sim, mas é simples. Ela é apenas uma forma de dizer à máquina o que deve fazer. O compilador é o que traduz para uma linguagem que ela perceba. E é lógica. Pura e simples.
Não podemos escrever num programa "Diz-me as horas!". Podemos sim pedir-lhe para verificar quantos milisegundos passaram, e de seguida calcular o número de segundos, minutos e horas a partir desse dado. O resultado é o mesmo, disse-nos o que precisávamos de saber.
Um excelente local para aprender a programar é http://w3schools.in/. Escolham a linguagem que preferem (o ideal será C).
Ou então façam melhor, procurem no Google (ou comprem um livro!). Podem descarregar um gratuitamente em Português aqui.
. Eletrónica:
O nosso calcanhar de Aquiles. Na verdade, nenhum de nós percebe verdadeiramente de eletrónica Mas os circuitos aparecem feitos, a funcionar e, acima de tudo, sem se queimarem! Esta acaba por ser a prova que estes passos funcionam. O Google sabe o que nós precisamos e ajuda-nos!
Sem comentários:
Enviar um comentário