Arduino é uma plataforma de prototipagem eletrónica open-source baseado em hardware e software flexível e fácil de usar. É destinado a artistas, designers, hobbistas e qualquer pessoa interessada em criar objetos ou ambientes interativos.
Arduino DUE Fotografia de www.arduino.cc |
De um modo muito geral, é um micro-controlador programável, ao qual se podem ligar sensores, circuitos eletrónicos, entre outros.
Sendo open-source, não ficamos presos a comprar diretamente aos criadores, podendo construí-lo ou adquiri-lo de outras formas.
Os projectos com Arduino são virtualmente ilimitados:
Existem inúmeros modelos de Arduino, com funcionalidades ligeiramente diferentes entre cada um. Podem conhecê-los na página oficial. Nessa página tem também alguns acessórios compatíveis com Arduino.
Se está apenas a iniciar, pessoalmente aconselho a adquirir um Arduino UNO (ou versão similar). Ele é considerado um dos mais versáteis, e é o que iremos usar maioritariamente neste blog.
Para o adquirir, podem consultar revendedores em Portugal, ou podem adquirir uma versão idêntica, muito mais barata no eBay. É o SainSmart UNO, o modelo exacto que será utilizado nos exemplos.
Adicionalmente, serão necessários vários componentes eletrónicos para realizar os nossos circuitos. Existem os chamados Starter Kits, que contêm vários componentes como resistências, breadboards (placas de prototipagem), LED's, etc para começarem com os projetos.
Existem também os famosos sensores (ultrasónicos, de gás, de movimento, etc). Conforme irão sendo necessários, serão postados os modelos exactos utilizados e a melhor forma de os adquirir. Não se preocupem, são baratos (cerca de 1,5€ na maioria).
Para programar o Arduino, necessitamos de software específico. O programa é compilado e enviado para o Arduino através de um cabo USB (incluído no Arduino). O software pode ser descarregado em http://arduino.cc/en/Main/Software. Escolham a versão mais recente e instalem. Simples!
A linguagem de programação utilizada é o C. Se já têm alguma base de programação (por mais pequena que seja) perfeito. Se não, acedam à página Como Aprender. Independentemente do vosso nível de programação, os Sketches são simples e o código é todo explicado pormenorizadamente. Desta forma conseguem evoluir e aprender como tudo funciona para poderem criar os vossos próprios projectos.
Não se preocupem para já com saber como se fazem os programas, será tudo explicado no primeiro post sobre Arduino!
A linguagem de programação utilizada é o C. Se já têm alguma base de programação (por mais pequena que seja) perfeito. Se não, acedam à página Como Aprender. Independentemente do vosso nível de programação, os Sketches são simples e o código é todo explicado pormenorizadamente. Desta forma conseguem evoluir e aprender como tudo funciona para poderem criar os vossos próprios projectos.
Não se preocupem para já com saber como se fazem os programas, será tudo explicado no primeiro post sobre Arduino!
Sem comentários:
Enviar um comentário